Alsace et Bastille

Alsace & Bastille - Conseil en Stratégie. Paris, Estoril
-Consultancy in Real Estate, Celebrity aviation, railway business, Consultancy in Export Strategy; E-mail: vitorpissarro.alsacebastille@Yahoo.fr or to Twitter adress Vitor Pissarro @VitorPissarro

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Avaliação bancária em queda!

Avaliação bancária volta a cair e juros para a compra de casa continuam a subir

Os bancos voltaram a diminuir os valores das casas, segundo as avaliações bancárias. Já as taxas de juro continuam a subir, a reflectir a evolução das taxas Euribor e dos "spreads".
O valor médio da avaliação bancária desceu, em Julho, 4,1% quando comparado com igual período do ano passado, revela hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE). Esta é mesmo a maior quebra desde que há histórico (Setembro de 2009).

O valor médio do metro quadrado caiu para 1.114 euros no total do País, com a região do Algarve a registar o valor médio mais elevado de Portugal (1.423 euros por metro quadrado), apesar da queda registada em Julho. Em contrapartida, o Centro tem o preço médio do metro quadrado mais baixo (949 euros).

A evolução dos valores da avaliação bancária assume uma importância determinante para quem está a tentar comprar casa através de empréstimo bancário. É que é a partir do valor da avaliação bancária que o banco determina o valor do empréstimo e as condições do mesmo.

Actualmente, os bancos estão a emprestar, no máximo, 80% da avaliação que fazem do imóvel. Ou seja, se um imóvel for avaliado por 100 mil euros, o banco, no máximo, vai emprestar 80 mil euros. E como este corresponde ao tecto mais alto, o "spread" associado também é maior do que se a relação avaliação/financiamento for, por exemplo, de 50%.

Em 12 meses, a banca cortou 80 euros o valor do metro quadrado dos imóveis em Lisboa
 

Sem comentários:

Enviar um comentário