Alsace et Bastille

Alsace & Bastille - Conseil en Stratégie. Paris, Estoril
-Consultancy in Real Estate, Celebrity aviation, railway business, Consultancy in Export Strategy; E-mail: vitorpissarro.alsacebastille@Yahoo.fr or to Twitter adress Vitor Pissarro @VitorPissarro

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

procissão das Festas do Mar 2011

Fé e devoção envolvem Cascais, no final das Festas do Mar


A procissão da Senhora dos Navegantes realizou-se em Cascais enchendo aquela vila piscatória de forasteiros que acompanharam o solene evento esperando a sua passagem nos passeios que vinham da Igreja Matriz e seguiam até aos cais, junto à Praia dos Pescadores.

O cortejo era encabeçado pelos Bombeiros de Cascais, que marcavam o ritmo ao som de bombos e tambores, soando os clarins de quando em vez para animar o cortejo.
Seguiam-se-lhes os estandartes de algumas confrarias bem como os corpo de escutas local.
Vinham os andores com os santos da devoção da vila, até Santo António vinha sorridente, e o cortejo finalizava com a banda local, antecedida do pároco da vila.
Os andores com os santos da devoção dos cascaenses, eram, noutros tempos, transportados por pescadores que deste modo agradeciam a protecção divina para a sua labuta diária.
Chegados ao cais os andores foram colocados em barcos engalanados que se fizeram ao mar a caminho do Guia, ficando no cais gente que atirava flores. Para quem ficou em terra a aguardar o regresso das embarcações houve um momento de oração e a celebração da eucaristia dominical.
Regressados que foram os barcos a procissão seguiu para a Igreja Matriz onde santos e anjos aguardarão as Festas do Mar do próximo ano.

O Agrupamento de Escuteiros de Cascais 729 juntou-se às celebrações, como já é habitual.

Sem comentários:

Enviar um comentário