Alsace et Bastille

Alsace & Bastille - Conseil en Stratégie. Paris, Estoril
-Consultancy in Real Estate, Celebrity aviation, railway business, Consultancy in Export Strategy; E-mail: vitorpissarro.alsacebastille@Yahoo.fr or to Twitter adress Vitor Pissarro @VitorPissarro

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

The icecreams that D. Juan Carlos ( King of Spain) loves to eat are in Cascais. Gelados que tratam o Rei de Espanha por tu

Gelados que tratam o Rei de Espanha por tu - Especiais - DN


Gelados que tratam o Rei de Espanha por tu

por Rui Pedro Antunes08 Dezembro 2011
Gelados que tratam o Rei de Espanha por tu

Juan Carlos, nos tempos em que viveu no Estoril, era fã dos gelados 'Santini'. A marca, nascida no Estoril e mediatizada em Cascais, já dá cartas na Baixa lisboeta.

"Juanito." Era desta forma que Attilio Santini tratava o actual Rei de Espanha, cliente habitual da casa de gelados do Tamariz enquanto esteve "exilado" no Estoril. Durante anos, não raras vezes o italiano Santini sentou-se à conversa com os amigos Margarida (infanta) e Juan Carlos, grandes apreciadores do que muitos consideram "o melhor gelado do mundo". Hoje, é Eduardo Santini - neto do fundador da marca - quem assume a responsabilidade de manter a qualidade do produto. "Sou eu que faço os gelados todos os dias e o segredo é precisamente fazer tudo de forma tradicional. Tudo como o meu avô me ensinou", explica o também administrador dos gelados Santini.
Durante os últimos sessenta anos, tem-se tornado um hábito para quem mora em Lisboa e arredores ir comprar gelados Santini à loja de Cascais. A esta junta-se ainda a do Tamariz e, mais recentemente, a do Chiado. No Verão, todas têm filas intermináveis.
Curioso é que embora tenha aberto uma loja na Baixa de Lisboa - que já é a que tem mais vendas anualmente - há lisboetas que continuam a manter o ritual de ir a Cascais buscar os gelados em bolsas térmicas, respeitando um ritual domingueiro.
"Temos noção de que não somos uma marca tão forte como os pastéis de Belém, mas aparecemos em alguns guias e somos conhecidos além-fronteiras", explica Martim Botton, outro dos administradores da marca. O negócio dos gelados Santini tem crescido, mas os seus responsáveis não querem dar "um passo maior do que a perna". Martim Botton explica que não pretende "massificar a marca", embora admita "abrir, no futuro, lojas noutros pontos do País".
Quanto à actual conjuntura, Eduardo Santini comenta: "Felizmente, temos passado ao lado da crise, porque as pessoas abdicam de almoçar e jantar fora, mas não deixam de vir comer o seu gelado e beber o seu cafezinho." Os administradores dos gelados Santini - que falaram com o DN um dia antes da aprovação do aumento do IVA para 23% na restauração - alertavam para o efeito negativo deste aumento. "Não pedimos ajuda, apenas que não nos desajudem", dizem em uníssono Martim Botton e Eduardo Santini.

Sem comentários:

Enviar um comentário