Alsace et Bastille

Alsace & Bastille - Conseil en Stratégie. Paris, Estoril
-Consultancy in Real Estate, Celebrity aviation, railway business, Consultancy in Export Strategy; E-mail: vitorpissarro.alsacebastille@Yahoo.fr or to Twitter adress Vitor Pissarro @VitorPissarro

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Em Moçambique, vive-se Portugal e a língua portuguesa. Prémio Karingana entregue ontem, 12 de Setembro.


Na foto, entre outros, o Tiago Bastos ( Presidente da Direcção da Associação Karingana) e Vasco Gueifão da F9 consulting. Num restaurante alentejano, em Maputo.



Bolsa de Estudo Prémio Karingana Wa Karingana
será entregue a 12 de Setembro
 
A estudante moçambicana Edna Elias Mavila, da Escola Secundária de Nampula, foi a vencedora do Prémio Karingana Wa Karingana  – Universidade do Minho 2013.   
A vencedora irá receber uma bolsa de estudo da Fundação Gulbenkian durante três anos, que a apoiará nos seus estudos na Universidade do Minho, que inclui alimentação, passagens aéreas, propinas e livros. 
A cerimónia de entrega do prémio decorrerá no próximo dia 12 de Setembro, em Maputo, e contará com a presença de Sua Excelência o Sr. Ministro da Educação de Moçambique e o Sr. Embaixador de Portugal em Moçambique. 
Os candidatos tinham que finalizar, com um pequeno texto, um conto do escritor moçambicano Mia Couto, tendo o melhor final sido escolhido por um júri presidido pelo próprio escritor e composto ainda por outros expoentes das letras, moçambicanos e portugueses: Gilberto Matusse, Francisco Noa; Sara Laisse, Edite Estrela, Carlos Mendes Sousa e Virgílio Alberto. 
Este prémio, que é possivelmente a maior bolsa de estudo existente em Moçambique, pretende apoiar os estudos numa universidade portuguesa – no caso, a Universidade do Minho -, de jovens deste país africano que tenham terminado a 12ª classe no ano passado. 
Da iniciativa da Karingana Wa Karingana, este prémio contou com a colaboração de várias entidades portuguesas e moçambicanas, designadamente das já referidas Fundação Gulbenkian – que patrocinou a bolsa – e Universidade do Minho – que acolherá a vencedora - e do Ministério da Educação de Moçambique.
Outras instituições que apoiaram esta iniciativa foram o Instituto Camões a Associação Portuguesa de Escritores, a Minerva Central, a Visabeira, a TAP Portugal, o BIM, a Delta Cafés, a BTOC, a HICON, a RTP, a TIM e o Jornal o Sol.


Sem comentários:

Enviar um comentário