Alsace et Bastille

Alsace & Bastille - Conseil en Stratégie. Paris, Estoril
-Consultancy in Real Estate, Celebrity aviation, railway business, Consultancy in Export Strategy; E-mail: vitorpissarro.alsacebastille@Yahoo.fr or to Twitter adress Vitor Pissarro @VitorPissarro

terça-feira, 3 de junho de 2014

Para os turistas, os lisboetas estão entre os melhores anfitriões do mundo - TripAdvisor

 


Por Luís J. Santos
Em nova edição da análise do TripAdvisor a cidades turísticas, os viajantes votaram Lisboa para o top 3 mundial de cidadãos prestáveis e de melhor relação qualidade-preço.
Os utilizadores do TripAdvisor, megaportal internacional de viagens, voltaram a distinguir Lisboa pela hospitalidade e pelos preços. No estudo Cities Survey by TripAdvisor, em que participaram "mais de 54 mil pessoas", a capital portuguesa mantém-se no top 3 das categorias que analisam os "cidadãos prestáveis" e a relação qualidade-preço.
A cidade — a única no país que foi sujeita a análise — já liderou, noutras edições, esta última categoria mas, desta vez, foi ultrapassada por Budapeste, ficando em 2.º lugar, logo seguida de Hanói (Vietname). No campo da simpatia, continua a ser a capital europeia mais considerada pelos turistas, já que, tendo conquistado o 3.º lugar mundial, só é ultrapassada pela Cidade do Cabo (2.ª) e Tóquio (1.ª).
A capital japonesa é, aliás, a cidade que, segundo estes viajantes, assegura a melhor experiência global, liderando também as votações quando à disponibilidade dos habitantes, à limpeza urbana, aos serviços públicos de transportes e de táxis (os taxistas japoneses são também considerados os segundos mais simpáticos do mundo). E ainda se destaca em vários top 3, incluindo nas cidades mais fáceis para viajantes solitários ou nas com melhores restaurantes.
Depois de Tóquio, as cidades que mais se destacam em termos de experiência global são Nova Iorque (que também soma pontos pelos restaurantes, compras, atracções ou vida nocturna) e Barcelona. Já no pólo oposto, os viajantes colocaram Bombaim, Punta Cana e Moscovo no fim da tabela. Neste estudo da TripAdvisor, a capital russa destaca-se pelos piores motivos: tem os habitantes menos prestáveis, os taxistas menos amigáveis, os piores hotéis e táxis, está entre as piores para compras, restaurantes e recepção a famílias — tudo somado, não admira que tenha a pior relação qualidade-preço de toda lista, sendo logo seguida, neste campo, pelo Rio de Janeiro e Copenhaga.
Entre outras cidades que parecem também ter desiludido bastante os viajantes conta-se Marraquexe: a grande atracção marroquina está entre as piores em matérias como transportes públicos e facilidade de movimentação, ambiente familiar, vida nocturna, limpeza, recepção aos viajantes solitários, restaurantes e, last but not least, simpatia dos residentes. Pequim e Sharm el Sheikh são outras cidades com "demasiadas" presenças no fim das listas.
Já entre os destinos preferidos dos turistas, destaquem-se ainda Roma (campeã na cultura e atracções), Singapura (lidera na recepção aos solitários e destaca-se nas famílias, táxis, limpeza e facilidade de movimentação), Dubai (melhores hotéis e compras), Berlim (limpeza, movimentação, transportes públicos), Paris (apenas pelas atracções e cultura) ou Londres (compras e vida nocturna, mas já na simpatia e preços fica no fim da tabela).
Em análise neste novo estudo do TripAdvisor estiveram 37 cidades-chave, escolhidas com base nos países que registaram mais chegadas de visitantes internacionais de acordo com dados da Organização Mundial de Turismo. O inquérito foi enviado a todos os utilizadores do portal que escreveram uma opinião sobre alguma atracção ou local de uma das cidades seleccionadas.
Tops 3 - as melhores
Melhor experiência global
1 - Tóquio (Japão)
2 - Nova Iorque (EUA)
3 - Barcelona (Espanha)
Habitantes prestáveis
1 - Tóquio (Japão)
2 - Lisboa (Portugal)
3 - Cidade do Cabo (África do Sul)
Taxistas amigáveis
1 - Dubrovnik (Croácia)
2 - Tóquio (Japão)
3 - Singapura
Melhores serviços de táxis
1 - Tóquio (Japão)
2 - Singapura
3 - Dublin (Irlanda)
Limpeza das ruas
1 - Tóquio (Japão)
2 - Singapura
3 - Berlim (Alemanha)
Facilidade de movimentação
1 - Viena (Áustria)
2 - Singapura
3 - Berlim (Alemanha)
Melhores transportes públicos
1 - Tóquio (Japão)
2 - Viena (Áustria)
3 - Berlim (Alemanha)
Melhor relação qualidade-preço
1 - Budapeste (Hungria)
2 - Lisboa (Portugal)
3 - Hanói (Vietname)
Melhor para compras
1 - Dubai
2 - Nova Iorque (EUA)
3 - Londres (RU)
Confortáveis para viajantes solitários
1 - Singapura
2 - Tóquio (Japão)
3 - Viena (Áustria)
Hotéis
1 - Dubai
2 - Cancún (México)
3 - Banguecoque (Tailândia)
Restaurantes
1 - Nova Iorque (EUA)
2 - Cidade do Cabo (África do Sul
3 - Tóquio (Japão)
Atracções
1 - Roma (Itália)
2 - Nova Iorque (EUA)
3 - Paris (França)
Família
1 - Estocolmo (Suécia)
2 - Singapura
3 - Copenhaga (Dinamarca)
Cultura
1 - Roma (Itália)
2 - Viena (Áustria)
3 - Paris (França)
Vida nocturna
1 - Nova Iorque (EUA)
2 - Londres (RU)
3 - Tóquio (Japão)

Sem comentários:

Enviar um comentário