Alsace et Bastille

Alsace & Bastille - Conseil en Stratégie. Paris, Estoril
-Consultancy in Real Estate, Celebrity aviation, railway business, Consultancy in Export Strategy; E-mail: vitorpissarro.alsacebastille@Yahoo.fr or to Twitter adress Vitor Pissarro @VitorPissarro

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Com tanta chuva, estamos melhor a surfar!

Liga Moche: Luca Guichard destaca-se num Guincho "havaiano"; Título decidido no sábado

PM LMoche Guincho Dia2 Acção LGuichard 1
Luca a preparar o ataque ao lip com um bottom bem estiloso. Foto: Pedro Mestre/Liga Moche

Confirmou-se as previsões de um grande swell a chegar ao Guincho e foi com ondas superiores a 2 metros e mar bem agitado e complicado, que se realizaram as meias-finais femininas e a 2.ª ronda masculina do Montepio Cascais Pro by Ericeira Surf & Skate. Com Vasco Ribeiro e Frederico Morais a adiarem a decisão do título nacional para o último dia de prova, sendo que o destaque deste segundo dia vai para o algarvio Luca Guichard, que se entendeu na perfeição com as exigentes condições do Guincho.

Luca Guichard foi dos poucos surfistas a conseguir surfar duas ondas boas durante a bateria, conseguindo mesmo com uma delas uma nota na casa do excelente (9,25 pontos), depois de ter conseguido fazer a ligação entre o outside e o inside, aplicando três fortes manobras ao longo das dezenas de metros percorridos. Luca junta essa onda a uma de 7 pontos que já tinha alcançado anteriormente e até se deu ao luxo de sair uns minutos mais cedo da bateria, sendo que com as condições que estavam o melhor era poupar esforços para as próximas ronda.

Com 16,25 pontos, Guichard conseguiu o melhor score do campeonato até ao momento, deixando Gony Zubizarreta no 2.º posto, com 12,75 pontos, e com Tomás Fernandes (5,25), a ficar pelo caminho. "Aquela onda (9.25) apareceu-me de repente, quando ia a remar para fora, e resolvi arriscar! Acabou por abrir bem e consegui fazer três boas manobras, o que fez a diferença nestas condições exigentes. Estou muito feliz com a minha prestação, que me dá bastante motivação para o último dia de prova," comentou o surfista algarvio.

Frederico Morais foi outro dos destaques do dia, dando excelente uso ao local knowledge do seu home break. O campeão nacional em título somou 14,25 pontos, num heat em que deixou Nicolau von Rupp em segundo e João Kopke em 3.º, colocando ainda mais pressão sobre Vasco Ribeiro. O surfista da Poça também venceu o seu heat, deixando Ivo Cação em 2.º e Justin Mujica em 3.º, e ficando agora a apenas mais dois heats de alcançar o título de 2014, que seria o seu terceiro da carreira – já venceu em 2011 e 2012.

Eduardo Fernandes, Miguel Blanco, José Ferreira, Ruben Gonzalez e Pedro Henrique foram os vencedores dos restantes heats, sendo que há ainda a salientar a eliminação de nomes fortes como Francisco Alves, Tomás Fernandes ou Justin Mujica, o que comprova o nível altíssimo com que a Liga Moche está. Na 3.ª ronda vão haver heats bastante fortes, com destaque para os que têm implicação direta nas contas do título. Frederico Morais enfrenta José Ferreira, Pedro Boonman e Joackim Guichard no heat 2, enquanto Vasco vai medir forças com Ruben Gonzalez, Gony Zubizarreta e Pedro Coelho.

Tomás Fernandes, de 18 anos, acabou por vencer o Ramirez Júnior Award desta etapa, por desempate com Luís Perloiro, de 15 anos, vencedor deste troféu na etapa anterior. Ambos terminaram a prova na 17.ª posição ex-áqueo, mas as regras ditam que vence o atleta com maior score total. Dessa forma, o surfista da Ericeira recebeu um prémio no valor de 500 euros.

"Esta etapa não me correu como eu gostava, mas fico feliz com a conquista do Ramirez Júnior Award, que é um troféu bastante motivante para os mais novos. À semelhança do que o Luís Perloiro fez na etapa do Algarve, que achei uma atitude muito positiva, vou doar o prémio de 500€ à SurfAddict e espero que esse dinheiro contribua na conquista de mais pessoas com necessidades especiais para o surf," afirmou Tomás Fernandes.

O dia até começou com a prova feminina, quando o mar não estava ainda tão grande e impressionante. Carina Duarte e Ana Sarmento qualificaram-se para a final através do primeiro heat do dia, com Teresa Bonvalot e Camilla Kemp a fazerem o mesmo logo de seguida. Estas irão ser as finalistas deste sábado, sendo que o título nacional de 2014 já está entregue a Teresa, de apenas 14 anos.

O Montepio Cascais Pro by Ericeira Surf & Skate regressa amanhã para o seu último dia, a partir das 8h da manhã, com a previsão de bom tempo e uma ligeira descida no tamanho das ondas.

Sem comentários:

Enviar um comentário