Alsace et Bastille

Alsace & Bastille - Conseil en Stratégie. Paris, Estoril
-Consultancy in Real Estate, Celebrity aviation, railway business, Consultancy in Export Strategy; E-mail: vitorpissarro.alsacebastille@Yahoo.fr or to Twitter adress Vitor Pissarro @VitorPissarro

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Engº

A importância de ser “Engenheiro”

Portugal continua a dar cartas no campo da engenharia, sendo os engenheiros formados no nosso país, profissionais procurados por empresas internacionais.
Portugal continua a dar cartas no campo da engenharia, sendo os engenheiros formados no nosso país, profissionais procurados por empresas internacionais, que por um lado oferecem oportunidades de trabalho fora do nosso país, mas por outro também observamos que várias empresas encontram em Portugal as melhores condições para instalarem os seus centros de excelência.
Assumidamente Portugal é considerado uma referência neste campo, sendo os nossos compatriotas reconhecidos não só pela excelência da sua formação, mas também pela capacidade de entrega.

Em Portugal e ao contrário de outras nações, os nossos engenheiros são multidisciplinares, autênticos MacGyver's do mundo empresarial, enveredando pelos mais diversos campos, assumindo responsabilidades transversais nas organizações, na gestão, no desenvolvimento de negócio e até mesmo nos recursos humanos, colocando as suas mentes analíticas e curiosas ao serviços das empresas, enfrentando os problemas com uma mente aberta e procurando encontrar as soluções mais robustas e consistentes. Olhando para o panorama de gestão português, em 2014 no PSI20, cerca de 35% dos gestores eram licenciados em engenharia.

Muitas vezes e ao fim de alguns anos no mundo do trabalho, estes profissionais complementam as suas formações com a realização de pós graduações em gestão ou MBA's, consolidando de forma mais estruturada as suas competências em outros domínios. A título de exemplo, no Lisbon MBA, os engenheiros correspondem a cerca de 40% dos inscritos no presente ano lectivo.

Se no passado as universidades de engenharia tinham um foco exclusivo no desenvolvimento de competências relacionadas com os diferentes campos de engenharia, nos últimos anos observa-se que as universidades estão mais alerta para a preparação transversal dos seus alunos, complementando a parte académica, com eventos e formação facultativa nas áreas ‘soft' (liderança, comunicação, ...), capacitando os seus alunos para a vida ativa.

Gostaria de fazer pequeno ‘disclosure', sou orgulhosamente engenheira, contudo não praticante. Considero que a minha formação me preparou para ser uma profissional completa e capaz de resolver com sucesso todos os desafios profissionais que encarei, por este motivo gostaria de agradecer a todos os ilustres professores que me formaram, pois ensinaram-me que mais importante que aprender uma solução para um problema, é sem qualquer dúvida, compreender as origens dos mesmo e descobrir qual ou quais, as suas possíveis soluções. Que mais importante que o ponto de chegada é o caminho que atravessamos para lá chegar.

Sem comentários:

Enviar um comentário