Alsace et Bastille

Alsace & Bastille - Conseil en Stratégie. Paris, Estoril
-Consultancy in Real Estate, Celebrity aviation, railway business, Consultancy in Export Strategy; E-mail: vitorpissarro.alsacebastille@Yahoo.fr or to Twitter adress Vitor Pissarro @VitorPissarro

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Galafura - Douro

Galafura, a aldeia duriense onde nasceu o meu pai, Manuel Barrigas Correia de Azevedo. Os meus avós eram produtores de vinho do Porto e os meus tios mantêm essa fantástica maravilha que é a produção desse verdadeiro néctar dos deuses. S. Leonardo, o miradouro com a melhor vista do Douro, celebrizado num poema de Miguel Torga.

na foto, o escritor, meu amigo e  colega Luis Cardoso de Noronha - Luís Cardoso de Noronha (1958) é um dos mais importantes escritores timorenses. Nasceu em Cailaco, vila do interior de Timor-Leste.
Como o seu pai era falante de mambai e a sua mãe de lacló, em casa adoptaram como língua corrente o tétum-praça. Luís Cardoso estudou nos colégios missionários de Soibada, Fuiloro e no Seminário de Dare. Quando se deu a revolução do 25 de Abril de 1974 em Portugal frequentava o Liceu Dr. Francisco Machado em Díli, vindo posteriormente a prosseguir os seus estudos em Portugal.
Não esteve presente na guerra civil e na posterior invasão indonésia, tendo concluído os seus estudos, no exílio. Formou-se em Silvicultura pelo Instituto Superior de Agronomia de Lisboa, onde tomou conhecimento das obras científicas e poéticas de Ruy Cinatti que o ajudaram a fazer a viagem de regresso ao mundo físico e sobrenatural de Timor-Leste.
Desempenhou as funções de representante do Conselho Nacional da Resistência Maubere, entre outras actividades como as de contador de histórias timorenses, cronista da revista Fórum Estudante e professor de Tétum e Língua Portuguesa nos cursos de formação especial para timorenses.

Sem comentários:

Enviar um comentário